sexta-feira, 22 de junho de 2012

ESCOLA NORMAL

Impossível falar do Borba Gato sem falar de Ferros: São dois momentos: a demolição da Igreja e a Escola Normal. Dois momentos que marcaram a ferro, a história de uma cidade pacata, cobra a circunvizinhar um território e a formar moças de lugares vizinhos, serpenteando uma realidade grandiosa, mas tacanha para adventícios cheios de glória: Dois momentos: a demolição da matriz, símbolo do retrógrado, ultrapassado, inútil arquitetura , diante do novo... do moderno! Plebiscito já! Dos votos dos milhares de ferrenses , três mil escolheram pela demolição da Matriz, já que o restante se tratava de semi- analfabetos, inúteis votantes a troco de botinas... E a Matriz veio abaixo, espaço em branco para o projeto inovador de um novo arquiteto, malvisto às características do barroco, colonial. Ferros seria uma nova cidade, com a construção da nova Igreja, com o plebiscito, com as novidades da cidade grande... E foi... A trancos e barrancos, nova Igreja foi construída... E as madeiras da antiga matriz, como em Contagem, serviram para cercar currais peçonhentos de pessoas como eu... E hoje, imponente, faz jus aos aos descalços da cidade, que tiram o chapéu para verem o pênis descansado de Adão... Outra novidade... A Escola Normal "Albertino Drummond": Criada pelo pai do padre Lage, foi aberta para resolver o problema da falta de professoras normais para as escolas da redondeza... Houve uma greve, sabiam? As moças de Ferros se negaram a namorar os rapazes ferrenses, durante as férias, em protesto às escolhas dos moçoilos, durante o ano letivo, às moças arrojadas vindas de fora,em desprezo às ferrenses autóctones. Não é que deu certo? Rapazes ferrenses ficaram sem namoradas, enquanto moçoilas forasteiras se banhavam em outras marés... E a cidade de Ferros se faz inusitada: é matéria nos jornais da capital por dois motivos: pela aprovação do novo templo e pela greve das moças que rejeitaram rapazes que as preteriam pelas estrangeiras... Eta Ferro!

2 comentários:

  1. Olá Júlia,boa noite! Meu nome é Socorro Lima Costa e resido em Diamantina. A família de minha avó, entre tias e tios estudaram na Escola Normal de Ferros. Gostaria de realizar uma pesquisa documental da trajetória de minha avó e tias nesta escola, pois foi ali que se formaram professoras. Poderia me ajudar nesta pesquisa? Agradeço-lhe pela atenção e aguardo retorno.

    ResponderExcluir
  2. Olá Júlia,boa noite! Meu nome é Socorro Lima Costa e resido em Diamantina. A família de minha avó, entre tias e tios estudaram na Escola Normal de Ferros. Gostaria de realizar uma pesquisa documental da trajetória de minha avó e tias nesta escola, pois foi ali que se formaram professoras. Poderia me ajudar nesta pesquisa? Agradeço-lhe pela atenção e aguardo retorno.

    ResponderExcluir